Constelação familiar em grupo ou individual?

Constelação familiar individual ou em grupo?

Quando nos deparamos com uma situação pessoal, a qual precisamos buscar auxílio de um profissional, para realizar um processo Terapêutico, é muito comum surgir dúvidas e questionamentos quanto à melhor abordagem e/ou técnica que devemos escolher. Recebemos indicações, mas precisamos ter clareza e sentir confiança no método. 

Influenciada, e tendo como pilares de estudo, a fenomenologia, a psicologia sistêmica, a psicanálise, por exemplo, as Constelações Familiares são uma forma diferente de olhar para as relações humanas, por sua rica e admirável abordagem terapêutica. Esta ciência, utilizada mundialmente, foi criada pelo alemão Bert Hellinger, que a nomeia de filosofia aplicada.

"Bert Hellinger, ao desenvolver o método das Constelações Familiares, despertou para uma visão inédita da realidade humana, enquanto indivíduo e enquanto coletividade. Ao mesmo tempo, essa metodologia impressiona e surpreende pelas soluções alcançadas" (Susy Guedes).

A Constelação Familiar em Grupo

A forma mais conhecida é a Constelação Familiar em grupo. Quando um grupo de pessoas se reúne para realizar esta técnica, todos estão à serviço de seus sistemas Familiares. Sistema familiar é a família de origem a qual pertencemos e nos mantemos conectados por laços profundos de amor. 

Uma pessoa poderá frequentar para observar as dinâmicas, como também poderá participar das Constelações, e, há, os que estarão constelando um tema pessoal. Os temas que são constelados não são revelados ao grupo, apenas a facilitadora tem acesso a estas questões. De qualquer forma, todos são beneficiados com este trabalho harmonioso, porque há uma ressonância maior que agrupa pessoas com histórias equivalentes de seus próprios sistemas Familiares 

É um trabalho silencioso em que as pessoas devem se deixar levar pelos movimentos do corpo, pois é um momento onde a alma atua. Quem está representando, sente e apresenta sintomas como sendo um membro da família de um outro sistema. Por isso, que as Constelações despertam curiosidades para nossos tradicionais entendimentos a respeito da mente humana. Mas Hellinger demonstra que essa conexão mental com o outro faz parte das nossas capacidades mais profundas. 

Constelar um tema pessoal é intenso e precioso para quem busca desenvolvimento e consequentemente a resolução de conflitos. O que ocorre é que irá se revelar o que está oculto no inconsciente da mente e que não é possível perceber com a função racional. 

A partir daí, o que se mostra numa Constelação sempre serve ao bem do cliente, que poderá através de imagens, perceber as raízes de algumas dificuldades, para então compreender e realizar seu processo Terapêutico com um profundo conhecimento sobre si mesmo. Os efeitos são muito surpreendentes, pois o que se mostra no campo atinge nossa alma e a vida ganha um novo movimento. 

As Constelações não entregam um resultado, mas sim a abertura de novos caminhos. Identificamos onde estamos vinculados, para poder acolher no coração e restaurar nossa alma, com ordem e equilíbrio.

"É preciso acolher tudo o que faz parte. Herdamos as alegrias e também as dores. É preciso dar um lugar no coração para tudo o que recebemos e fazer algo a partir disso". (Tânia Feltrin).

A Constelação Individual

 

No acompanhamento Terapêutico individual, o cliente poderá iniciar sessões de psicoterapia. É um atendimento bastante direcionado já que os encontros irão ficar exclusivamente e diretamente no histórico pessoal e familiar do cliente.

A teoria e os ensinamentos de Hellinger avançam os atendimentos e possibilitam a prática das Constelações em consultório. 

O psicoterapeuta e facilitador de Constelações é um novo profissional, capacitado para atender com essa abordagem e seus conceitos de forma legítima e tão eficaz quanto em grupo.

Estando o profissional apto, durante as sessões de psicoterapia, dinâmicas e Constelações podem ser realizadas.

Este modelo de terapia é altamente inovador. O cliente recebe o cuidado, segurança do atendimento convencional e fará o processo interno para seu crescimento mas com olhar sistêmico e técnicas exclusivas facilitadas por este novo perfil de profissional! 

A psicoterapia é um acompanhamento altamente benéfico para o cliente que quer abordar a origem se suas programações mentais e fazer uma nova construção de si mesmo, e, apesar de ser o cliente com o terapeuta, as Constelações de consultório enriquecem o processo por direcionar e revelar mais instantâneamente os enigmas inconscientes.

O que pode ocorrer, é que o terapeuta lance a idéia de constelar um determinado tema em grupo, pois para algumas questões específicas, o grupo possuí muita força e naquele movimento de entrega  a Constelação poderá aprofundar consideravelmente.

Sendo assim, se uma pessoa que não realiza sessões de psicoterapia, quer constelar um tema, poderá realizar a técnica, o que implicará em grandes benefícios.

Seja como for, estar em contato com as Constelações Familiares é dar abertura à essa filosofia de vida, que apontam as leis que atuam diariamente em nossas relações. É obter um olhar amoroso à tudo aquilo que é. 

Temos dentro de nós, todos os recursos de que precisamos para um desenvolvimento e crescimento pessoais bem sucedidos. Saber acessar esses recursos que nos possibilitará uma transformação evolutiva e de muito amor por nós mesmos.

Este conteúdo (textos, imagens e artes gráficas – exceto trechos de livros, citações de outros autores) é material de propriedade do Instituto Tânia Feltrin| Curadoria de conteúdo realizada por Johanna Engicht.

Deixe um comentário